Na manhã desta terça-feira, dia 6, alunos da escola municipal Marlene Zuchi, do loteamento Jardim Paraíso, conheceram o funcionamento dos reservatórios da Águas de Camboriú. A visita guiada finaliza as atividades da escola no projeto EMAS (Educação, Meio Ambiente e Saúde) da concessionária.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e aborda, em sala de aula, questões como a preservação do meio ambiente, a importância da água tratada e outros temas ambientais. O encerramento do projeto ocorre com a visita, quando os alunos podem conhecer na prática como funciona o processo de reservação de água e também como ela é distribuída na cidade.

Neste semestre, além dos alunos da escola Marlene Zuchi, participam do EMAS estudantes das escolas municipais Tania Regina Garcia, do loteamento Bela Vista, e Ivone Teresinha Garcia, do bairro Santa Regina. Novas visitas devem ser realizadas nas próximas semanas com estes estudantes.

Para a responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Camboriú, Raquel Helm, as ações de educação ambiental são importantes para a formação de cidadãos mais conscientes. “Com o trabalho nas escolas, conseguimos criar uma propagação de informações, já que os alunos compartilham o que aprendem com a família”, aponta ainda.

4 milhões de litros reservados  

A visita foi realizada aos dois reservatórios localizados no bairro Santa Regina, que têm capacidade de armazenar 4 milhões de litros de água. Esta e outras informações foram repassadas aos alunos pelo gestor operacional da concessionária, Gabriel Balparda Fasola. “Os alunos ficam bastante curiosos com o funcionamento e é muito interessante poder mostrar a relação entre o nosso trabalho e o abastecimento de suas casas, dos vizinhos, algo tão próximo deles”, finaliza.