Município de Camboriú

Município de Camboriú

Com fácil acesso ao porto de Itajaí – o maior do estado – e ao aeroporto de Navegantes, através da BR-101, o município de Camboriú está inserido em uma das regiões metropolitanas que mais se desenvolve em Santa Catarina. Recente pesquisa do Grupo RBS, o maior conglomerado de comunicação do sul do Brasil, destacou que Camboriú está entre as 12 melhores cidades para se investir no Estado.

O município possui cerca de 70 mil habitantes, em uma área territorial de 214,5 km², e está a apenas três quilômetros de distância da vizinha Balneário Camboriú – grande polo receptor de turistas. Tal proximidade ajudou no crescimento da infraestrutura, mão de obra e valorização imobiliária da região. Dados da consultoria Urban Systems revelam que nos últimos sete anos, 400 empresas com caráter industrial se instalaram no município, gerando mais de 2.000 empregos diretos e inúmeros indiretos.

Por estar próxima ao litoral e ter ares do campo, o município de Camboriú proporciona um turismo singular, caracterizado por pousadas, hotéis fazenda, trilhas, rios, cascatas e outras belezas ecológicas. A cidade, berço da cultura portuguesa e açoriana, traz em sua cultura resquícios da herança desses povoadores. Entre as tradições estão o boi de mamão, o terno de reis, o pau-de-fitas e a farra do boi, bem como o sotaque marcado dos moradores tradicionais.

Uma das festividades típicas de Camboriú é a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece em maio/junho e é considerada uma das principais comemorações da cidade, com cortejo do casal imperador e imperatriz. No entanto, o evento de maior destaque é o Encontro Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora, realizado no mês de abril de cada ano, com duração de cerca dez dias. A ocasião, que reúne cerca de 150 000 pessoas por dia e mobiliza evangélicos de todo o país, é consagrada como o maior encontro de missões do mundo.

Atualmente, Camboriú possui política urbana, mobilidade, infraestrutura, mão de obra e disponibilidade de energia, o que favorece a qualidade de vida e proporciona um ambiente de paz, harmonia e satisfação aos moradores. Além de atrair os mais diversos tipos de turistas, o município dispõe das características necessárias para impulsionar a economia, o crescimento e o desenvolvimento sustentável da cidade.