Uso racional da água

Abuse da sua inteligência, não da água.
Dicas práticas e eficientes para evitar o desperdício de água:

chuveiro

chuveiro

No banho, só abra a torneira do chuveiro quando entrar de fato. Banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 243 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, o consumo cai em 33%.

escova

escova

Se molharmos a escova e fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes e enxaguarmos a boca com um copo de água, podemos economizar mais de 96% de água do que com a torneira aberta.

pratos

pratos

Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira. Coloque água novamente para enxaguar. Medidas práticas como estas nos levam a economizar 90%.

maquina

maquina

Uma lavadora de louças gasta aproximadamente 40 litros. Por isso, é melhor utilizá-la somente quando estiver totalmente cheia. O mesmo vale para a lavadora portátil.

Vaso Sanitario

Vaso Sanitário

A válvula hídrica do vaso sanitário acionada por seis segundos gasta 10 litros de água. Quando o aparelho está defeituoso, o gasto pode chegar até 66% a mais. Por isso, faça sempre uma revisão.

plantas

plantas

Molhe as plantas de manhãzinha ou a noite, quando a evaporação é menor. No inverno, este procedimento poder ser feito dia sim, dia não, pela manhã. Com esses cuidados pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

mangueira

mangueira

Não utilize mangueiras para “varrer” calçadas e quintais.

carro

carro

Ao lavar o carro, use um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e outro balde para enxaguar.

torneira

torneira

Fique de olho em goteiras e vazamentos. Evite contas altas.

balde

balde

Ao limpar sua casa, utilize um balde d”água e um esfregão. Evite usar mangueiras ou fontes similares.