Notícias

Ver notícia

O futuro de Camboriú acaba de ser transformado: prefeitura municipal e Águas de Camboriú, uma empresa do grupo AEGEA, assinaram um termo aditivo ao contrato de concessão, autorizando a empresa a assumir as obras de esgotamento sanitário na cidade, em um investimento de R$ 300 milhões. A decisão, que será oficializada em uma cerimônia no dia 15 de março, vem sendo celebrada entre a sociedade que há anos ansiava pelos investimentos nesta área.

O Rio Camboriú é responsável pelo abastecimento tanto de Camboriú quanto de Balneário Camboriú. Todos os anos, milhões de pessoas – entre moradores e turistas – dependem de suas águas para atividades básicas do cotidiano que vão desde o consumo próprio, passando por limpeza, manutenção de imóveis e até mesmo na construção civil.

“Depois de muita luta, conseguimos alcançar nosso maior objetivo para construir um futuro sustentável.  Investir no esgotamento sanitário de Camboriú significa, também, investir no desenvolvimento econômico e sustentável de toda a região. Além disso, o tratamento de esgoto melhora a qualidade de vida e os gastos com saúde pública diminuem, visto que ocorre a queda na incidência do número de pessoas doentes em decorrência da falta de saneamento”, destaca o prefeito, Elcio Rogério Kuhnen.

Investir no esgotamento sanitário de Camboriú significa, também, investir no desenvolvimento econômico, cultural e sustentável de toda a região. Conforme o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município cresceu 65% fazendo com que Camboriú se tornasse a 14ª maior cidade do estado. Com isso, Camboriú tem a terceira maior população entre os municípios da AMFRI, a 14ª de Santa Catarina e a 55ª na região Sul do país.

Com mais de 103 mil habitantes, a cidade possui pouco mais de 50% de mulheres entre seus moradores e cerca de 10 mil crianças, que serão totalmente beneficiadas com o esgotamento sanitário, como lembra a presidente da empresa, Reginalva Mureb.

“Este é um divisor de águas para Camboriú, que a partir de agora entra em contagem regressiva para ter suas demandas equacionadas em relação ao esgotamento sanitário. Aqui começa uma nova etapa de desenvolvimento para a cidade que terá de volta, gradativamente, um rio despoluído e poderá presenciar o retorno dos peixes”, comemora ela. “Camboriú terá, também, uma queda expressiva no número de doenças causadas pela exposição ao esgoto sem tratamento. Isto representa um aumento da saúde e da qualidade de vida da população, além de desenvolvimento econômico. É a notícia mais aguardada nos últimos anos”, completa.

A assinatura do termo aditivo

Inicialmente, a Águas de Camboriú tinha a obrigação, somente, de administrar o abastecimento da cidade. Contudo, desde que assumiu os trabalhos no município, concessionária e poder concedente já haviam percebido a importância de se investir no sistema de esgotamento – inédito para o município, que não atualmente trata zero porcento dos esgotos produzidos.

A decisão de alterar o contrato original e criar um termo aditivo, passando à concessionária a atribuição da obra de instalação do novo sistema de esgotamento, foi debatida e muito aguardada entre todos, conforme ressalta o prefeito Elcio Kuhnen.

O esgotamento sanitário traz benefícios em praticamente todos os segmentos dentro de uma cidade. Os gastos com saúde pública diminuem, visto que ocorre a queda na incidência do número de pessoas doentes em decorrência da falta de saneamento. A construção civil e a valorização imobiliária também se beneficiam, já que uma cidade com esgotamento apresenta valorização de aproximadamente 17% nos imóveis. Outro fator positivo é a preservação ambiental e o retorno da fauna e flora naturais aos rios e córregos.

Compartilhar:

Veja Também

Licença para execução de obras Saiba mais
Licença para execução de obras

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO  Após receber este documento, o requerente está apto a solicitar a ligação definitiva no atendim...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Camboriú.

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Ofícios Saiba mais
Ofícios

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO O Serviço consiste na emissão de declaração de viabilidade para instalação de hidrantes, declaração d...