Notícias

Ver notícia

Os colaboradores de todas as unidades da Aegea de Santa Catarina participaram da 8ª Parada de Segurança – evento que mobiliza toda a equipe chamando a atenção para as práticas de trabalho cada vez mais protetivas. Durante o evento, todos os funcionários assinaram uma carta de compromisso do projeto Cultura de Segurança, com o objetivo de reduzir a zero os casos de acidentes de trabalho.

A Parada contou com a presença dos funcionários de campo, dos setores administrativo, jurídico, operacional, além da diretoria. Ricardo Marinho, gerente regional de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança), lembra que o evento marcou um ponto muito importante para qualquer programa de liderança: o compromisso que envolve todas as escolas da empresa com a segurança de todos. “Estamos formalizando o compromisso de ações que já acontecem na prática. Acreditamos que é possível sim chegar no marco de acidentes zero”, completa ele.

A empresa reforçou, também, as 10 regras de ouro que são diretrizes de trabalho para as equipes. As normativas de cuidado e atenção, envolvem:

1.       Trabalho em altura

2.       Espaço confinado

3.       Movimentação de cargas

4.       Serviços de escavação

5.       Bloqueio, identificação e zero energia

6.       Veículos e equipamentos móveis

7.       Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC)

8.       Análise preliminar de risco (APR) e permissão de trabalho (PT)

9.       Comunicação de acidentes e condição insegura

10.     Direito de recusa

Para Maraísa Mendonça, diretora executiva da Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul, hoje as empresas já tem a cultura internalizada de cuidar de si e do próximo por meio de diversas ações como cursos, conversas, bate-papos.

“O motivo de estarmos aqui reunidos é porque todas as metas devem ser compartilhadas, ninguém atinge o alvo quando não sabe o que está mirando. Nossas equipes estão trabalhando nisso para conferir quais as melhores metas de segurança no nosso dia a dia, por isso importante ter olhar de cuidado e colocar em prática”, relembra ela.

Já para a presidente das concessionárias, Reginalva Mureb, o mais importante de qualquer empresa é o recurso humano e a integridade física e mental. “Hoje fizemos um combinado sério e importantíssimo, pela vida, qualidade, segurança e bem-estar. Vemos a importância que a empresa está dando para a segurança do trabalho, que depende de cada um de nós”, completa ela.

Você sabe o que é EHS?

Na sigla original EHS, o conceito vem do termo original em Inglês, Environment, Health and Safety, o qual pode ser traduzido para Meio Ambiente, Saúde e Segurança (em português). Comum em países como os Estados Unidos, o EHS é a área de uma empresa onde se implementa ações para a proteção e segurança ambiental dos funcionários.

A Águas de Camboriú dispõe de um setor exclusivo de EHS, com foco nas ações internas, desenvolvimento, bem-estar e cuidado com os colaboradores. Dessa forma, a ideia geral é deixar o local de trabalho mais seguro, com menores chances de causar danos.

De acordo com Keli Leite, analista ambiental e uma das organizadoras da 8ª Parada de Segurança, o apoio da empresa e dos colaboradores é essencial para que as metas sejam atingidas. “Ações como esta são muito importantes para reforçar e relembrar sempre os pontos de segurança que mantem nosso trabalho e nossa meta por conceito, que é zero acidentes”, completa ela.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Camboriú oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Ofícios Saiba mais
Ofícios

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO O Serviço consiste na emissão de declaração de viabilidade para instalação de hidrantes, declaração d...

Certidão de Viabilidade de água e esgoto Saiba mais
Certidão de Viabilidade de água e esgoto

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO Após receber este documento, o requerente já estará apto à solicitar no atendimento presencial a liga...