Notícias

Ver notícia

A Exposição Água de A a Z estreou trazendo cultura, educação e jogos lúdicos para os estudantes de Camboriú. A primeira escola a visitar a mostra foi a EBM Prof. Clotilde Ramos Chaves, que nesta quinta-feira (12) trouxe os estudantes para conhecer de perto as diversas faces e utilidades da água em nossas vidas. Na noite de ontem também foi realizada a solenidade oficial de abertura da exposição, que fica em Camboriú até o dia 20 de maio.

Com o apoio da Águas de Camboriú, a exposição foi inaugurada na cidade exibindo a água em suas mais diversas formas, levando os visitantes a pensarem sobre sua importância no mundo. Um dos diferenciais da mostra é a proposta de envolver os grupos (de estudantes, crianças, ou famílias) a participarem de jogos lúdicos nos quais a equipe aprende sobre curiosidades e fatos envolvendo esse bem tão precioso.

“As pessoas são divididas em grupos e trazemos atividades que mesclam letras e desafios. No fim do jogo as crianças ganham um boton de Defensor da Água. O objetivo é de envolver os participantes para que eles compreendam que cada um é responsável por este recurso” explica a supervisora da exposição, Pietra Felisbino.

A exposição em formato modular se adapta aos ambientes e pode ser remontada diversas vezes. Composta por fotografias, poesia, livros, formas da água, luzes e imagens, a mostra exibe peças táteis, no qual o visitante pode tocar e manipular.

“Para abranger um público maior, pensamos que seria mais interessante falar da água em suas inúmeras vertentes, de maneira mais leve que pudesse chegar ao maior número de pessoas. Por isso a ideia do jogo, a pessoa pode vir sozinha, mas também em grupos escolares”, explica Fernando José Arouca, arquiteto sócio Arquiprom, empresa responsável pela produção de projetos culturais voltados para museus e exposições.

Com entrada totalmente gratuita, a exposição acontece no Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes, de segunda a sexta, das 8h às 18h, sem fechar para o almoço. Aos sábados a mostra fica aberta das 10h às 17h. A entrada é totalmente gratuita. Para agendar visitas de grupos, basta entrar em contato com: expoaguacamboriu@arquiprom.com.br.

Abertura da mostra

A solenidade de abertura contou com diversos convidados, entre população e autoridades. Durante a cerimônia o vice-prefeito Junior Cardoso lembrou que Camboriú está sendo presenteada com a exposição. “A expectativa é muito grande, extremamente importante que as crianças venham, mas não só eles. É um momento em família também, que os pais venham junto”, reforça ele. “É um novo conceito de educar as crianças e trazer o tema dos recursos hídricos, sempre muito atual”. Vale ressaltar, ainda, que Camboriú foi escolhida como cidade pioneira para a implantação desse projeto.

Para a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, este é um momento ímpar para a cidade. “Poder contribuir com a cultura e educação em Camboriú, além do incentivo à sustentabilidade, é a concretização de um sonho. A exposição está linda, muito bem produzida com peças lúdicas e educativas, e que passam a mensagem fundamental de cuidado e preservação com nossa água. Estamos muito felizes em fazer parte deste evento”, comemora ela.

Além do vice-prefeito, também estiveram presentes no evento a secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Souza Machado, a secretária de Educação, Maria Alice Pereira, o secretário de Saneamento Básico, José Pedro Costa, o vereador José Rodrigues Pereira, vereador Marcio Antonio Pereira, vereador Milton Antonio da Silva, e o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Valmor Dalago.

A exposição Água de A a Z foi criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, com o patrocínio da Águas de Camboriú, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. A exposição também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação do Meio Ambiente, da Fundação Municipal de Esportes e da Fundação Cultural.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Tenha acesso aos relatórios e documentos de interesse público da Águas de Camboriú.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Certidão de Viabilidade de água e esgoto Saiba mais
Certidão de Viabilidade de água e esgoto

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO Após receber este documento, o requerente já estará apto à solicitar no atendimento presencial a liga...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.