Notícias

Ver notícia

Mais um feriado se aproxima e a chegada do calor reconecta moradores e visitantes do litoral. O feriado de 2 de novembro e os próximos finais de semana que antecedem o alto verão são boas oportunidades para colocar a casa em ordem e fazer faxina geral.

Gabriel Fasola, coordenador de operações da Águas de Camboriú, lembra sobre a importância de limpar a caixa d’água neste período. Os próximos dias de folga podem ser uma excelente oportunidade também para caprichar na faxina das paredes da casa, muros, carros e calçadas.

“A dica é para que esse tipo de limpeza seja feita antes do início da temporada, assim, quando o município atingir o ápice de consumo em pleno verão, as moradias já estarão limpas e higienizadas”, explica. “Agora é o momento de preparar os imóveis, sem esquecer da caixa d´água e da caixa de gordura”, comenta.

Confira algumas dicas de limpeza da Águas de Camboriú:

CAIXA D´ÁGUA

1) Feche o registro de entrada da água. Depois de destampar a caixa, anule a boia amarrando-a com um pequeno cabo (mantendo-o para cima).

2) Esvazie a caixa d’água abrindo a torneira e dando descarga, até ficar apenas um palmo de água.

3) Tampe a saída da água com panos, para que o que sobrou no fundo não desça.

4) Esfregue com esponja ou escova a parte interna da caixa d’água. ATENÇÃO: não use sabão, detergente ou produtos químicos que possam contaminar a água.

5) Retire a água suja que sobrou no fundo usando baldes ou panos. Solte a boia e abra o registro, deixando entrar um pouco de água.

6) Acrescente água sanitária (um litro para cada 100 litros de água). Molhe as paredes internas da caixa e depois não utilize essa água nem mexa no reservatório.

7) Passadas duas horas retire os panos dos canos de saída da caixa, solte a boia, abra novamente o registro e deixe a caixa encher normalmente.

8) Por fim, coloque novamente a tampa. Se a caixa estiver bem tampada, a próxima limpeza pode ser feita em seis meses.

CAIXA DE GORDURA

1) Separe um saco plástico resistente, uma pá pequena ou peneira e coloque luvas de borracha

2) Recolha toda a gordura depositada. Essa etapa vai fazer com que possíveis entupimentos e vazamentos sejam evitados. Coloque tudo o que retirou no saco plástico. É importante que você não deixe que essa gordura vá para o esgoto. Não a jogue no vaso sanitário, por exemplo.

3) Raspe delicadamente as paredes e as tampas com uma espátula, garantindo que toda a gordura acumulada seja retirada;

4) Depois de retirar o excesso de sujeira da caixa de gordura, faça uma mistura de duas colheres de bicarbonato, duas colheres de sabão em pó e água quente. Logo em seguida, jogue um copo de vinagre de cozinha e espere a efervescência.

5) Esfregue depois com uma esponja ou com uma escova de cerdas e pronto. Depois é só enxaguar! Para facilitar, recomendamos que utilize água sob pressão. Está feita a limpeza de caixa de gordura.

 

Compartilhar:

Veja Também

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Camboriú é responsável pelo abastecimento de água do município de Camboriú, em Santa Catarina.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.