Notícias

Ver notícia

Atuando cada vez mais próxima da comunidade, a concessionária Águas de Camboriú ofereceu, durante a última semana, uma palestra de formação de profissionais do Centro de Educação Infantil Eurípedes de Paula, no bairro Monte Alegre. O objetivo da ação foi debater o tema meio ambiente entre professores e profissionais da educação.

A bióloga e responsável pelos projetos socio-ambientais da concessionária, Raquel Garcia Helm, foi a palestrante do evento e conta que temas envolvendo educação ambiental, sustentabilidade e água como fonte de vida foram destaques da formação.

“Também falamos sobre as TiNis, uma técnica reconhecida pela Unesco como ferramenta pedagógica eficaz para aproximar as crianças da natureza”, explica Raquel. “Foi uma experiência muito bacana, tivemos a oportunidade de construir TiNis para o CEI começar a trabalhar com os pequenos”, completa ela.

Já a coordenadora do Centro de Educação Infantil, Taisy Maria Silva, comenta que o aperfeiçoamento foi benéfico para todos da instituição, principalmente docentes, monitores e serventes. “Construímos um espaço dialógico-reflexivo sobre a importância de preservar o meio-ambiente e as possibilidades de conceber pequenos espaços na unidade escolar, a fim de proporcionar à crianças vivência com a natureza”, afirma ela.

O que são TiNis?

Tini é uma metodologia criada pelo empreendedor social peruano Joaquín Leguía que, depois de passar a infância no jardim de sua avó, entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo. TiNi é um pequeno espaço de terra onde a gente cria natureza e é criada por ela.

São necessários, pelo menos, três vasos de planta ou meio metro quadrado de canteiro para começar o plantio de sementes. O projeto criado pela Asociación para la Niñez y su Ambiente (ANIA), que tem como objetivo nutrir o vínculo entre criança e natureza, está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia e Japão.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Camboriú oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

O serviço de abastecimento de água realizado pela Águas de Camboriú implica em custos e investimentos permanentes.