Notícias

Ver notícia

Alunos do Centro Educacional Camboriú (Cecam) conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas e entenderam melhor como funciona um sistema de distribuição do abastecimento. A visita dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio fez parte do programa Portas Abertas, desenvolvido pela Águas de Camboriú, inserido no projeto escolar “Água um bem sustentável” e teve o objetivo de complementar as atividades ensinadas em sala de aula.

A professora Sabrina Evelin Cechet Cardoso explica que o projeto tem duração de seis meses e é composto por várias etapas. “Nós discutimos de onde vem a água, a conscientização com o seu uso, desperdício, e o momento da visita”, comenta. “Eu gostaria que eles vissem na vida real como isso acontece. Agora retornamos para a escola para aplicar o conhecimento no laboratório escolar, em uma pequena quantidade”, completa ela.

A estudante Amanda Back da Silva, de 15 anos, conta que esta foi a primeira vez que visitou uma ETA e tinha uma noção do que encontraria no local, baseada no que vem aprendendo em sala de aula. “Na escola, nós vimos um vídeo de como funcionava. Estou achando bem interessante, até porque aprendemos em Química sobre a floculação, decantação, e aqui vemos como realmente funciona”, conclui.

Os alunos conheceram todas as etapas de produção de água, desde o momento que a água bruta chega na ETA até a finalização do processo, com a distribuição na casa dos moradores. A visita foi orientada pelo operador da estação de tratamento, Luis Augusto Monteiro Silva, e o supervisor de operações da empresa, Josias Enrik Garcia.

Para Raquel Helm, bióloga responsável pelos projetos sociais de Camboriú, o Portas Abertas é uma oportunidade de trocar conhecimento e experiências com a comunidade. “É um prazer receber os estudantes aqui nas instalações e ajudar nessa troca de conteúdo. O envolvimento com a comunidade é um dos principais objetivos da concessionária”, encerra ela.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

O serviço de abastecimento de água realizado pela Águas de Camboriú implica em custos e investimentos permanentes.

Certidão de Viabilidade de água e esgoto Saiba mais
Certidão de Viabilidade de água e esgoto

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO Após receber este documento, o requerente já estará apto à solicitar no atendimento presencial a liga...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Camboriú é responsável pelo abastecimento de água do município de Camboriú, em Santa Catarina.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Camboriú.