Notícias

Ver notícia

A Águas de Camboriú sediou, nesta quarta-feira (27), a palestra “Água para o Amanhã: Desafios e Soluções para a segurança hídrica da Bacia do Rio Camboriú”, ministrada pelo engenheiro ambiental Mauricio Fernandes. A palestra foi realizada durante o Sanear Camboriú, evento que vem apresentando os projetos e investimentos da Águas de Camboriú para a comunidade.

A ação também fez parte da Semana ODS na Prática – uma oportunidade para os signatários do Movimento Nacional ODS realizarem ações concretas que contribuam para alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A tarde teve início com a palestra de abertura da presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, que apresentou o projeto Sanear Camboriú para representantes de instituições ambientais, prefeitura municipal, empresas e centros de educação superior. Com o objetivo de divulgar os próximos investimentos na cidade, a concessionária relembrou as conquistas já consolidadas em Camboriú, como os avanços no abastecimento e modernização do sistema, e reforçou também a importância de investimentos urgentes no esgotamento sanitário da cidade.

Conforme Reginalva Mureb, após a recente decisão do município de transferência da execução das obras de esgotamento sanitário para a concessionária, o próximo passo é aguardar que a Agência Reguladora aprove os números e plano de investimentos apresentados pela empresa – refletindo no equilíbrio econômico e financeiro do contrato – e, assim, a Águas de Camboriú possa assumir a obrigação no município. “A expectativa da concessionaria é de que o município consiga concluir o ano de 2023 com essa página virada e preparando a cidade para o início das obras”, explica ela.

Para o secretário de Saneamento Básico de Camboriú, José Pedro Costa (o Zé Pedro), o debate é atual precisamos muito discutir assuntos como água e tratamento de esgoto. “São anos de discussão, mas estamos chegando a uma solução, pelo menos sobre o esgotamento sanitário. Em relação à escassez hídrica, todas essas pessoas competentes e inteligentes estavam nessa sala buscando solução, e quem sabe conseguiremos encontrar, principalmente em relação ao parque inundável que seria o sonho e realização para todos nós”, completa ele.

Movimento ODS em Camboriú

A Águas de Camboriú, assim como Águas de Bombinhas, faz parte do grupo de empresas e instituições que compõem o Movimento ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da região de Balneário Camboriú. O evento desta quarta-feira fez parte da Semana ODS na Prática – evento nacional que vem sendo promovido pela organização em diferentes cidades do país.

O objetivo desta ação, conforme Ester Fregossi Gonzalez, coordenadora do Comitê ODS de Balneário Camboriú, é de permitir com que todas as organizações menores se mobilizem para levar à comunidade a pauta da Agenda 20/30.

“Ampliando a divulgação dos ODS pelas cidades, por meio de eventos como este, nós apresentamos os objetivos de desenvolvimento sustentável a diversos públicos e, quem sabe, conseguimos mais empresas e instituições se engajando na causa”, comenta ela. “Se cada um fizer sua parte, conseguimos mudar a realidade que estamos vivendo”.

Ainda durante a tarde o grupo de trabalho de Educação (equipe que faz parte do Movimento regional de Balneário Camboriú) assinou um documento se comprometendo, junto à secretaria de Educação de Camboriú, em debater e esclarecer como funcionam os Objetivos entre as escolas.

“Muitas delas já estão praticando ações de desenvolvimento sustentável, mas ainda não falam disso. Nossa intenção é esclarecer a existência desses ODS e promover ainda mais seu desenvolvimento”, completa a bióloga e responsável pelos projetos socio-ambientais da Águas de Camboriú, Raquel Garcia Helm.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Documentos Saiba mais
Documentos

Tenha acesso aos relatórios e documentos de interesse público da Águas de Camboriú.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Ofícios Saiba mais
Ofícios

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO O Serviço consiste na emissão de declaração de viabilidade para instalação de hidrantes, declaração d...