Notícias

Ver notícia

A cidade de Camboriú conta os dias para a assinatura do termo aditivo do contrato que autoriza a Águas de Camboriú a assumir as obras de esgotamento sanitário na cidade. O evento, organizado pela prefeitura municipal e concessionária, acontece na sexta-feira, dia 15 de março, e a implementação do esgotamento deve transformar a realidade da região.

O projeto de esgotamento deve investir cerca de R$300 milhões na cidade em um sistema moderno e sem odor. O novo sistema de esgotamento de Camboriú contará com uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de 210l/s atuando por meio do Sistema Terciário de Lodo Granulado Aeróbio.

Serão aproximadamente 500 quilômetros de tubulações instaladas nos bairros de Camboriú, coletando os efluentes de residências, comércios e edifícios. O projeto conta também com 31 elevatórias de esgoto, que são estruturas posicionadas geograficamente em pontos estratégicos no município e bombeiam os efluentes para a ETE.

A instalação do esgoto no município de Camboriú é um passo importante e fundamental para o planejamento estrutural necessário para a região, conforme lembra o professor e pesquisador da Univali, Marcus Polette. Contudo, de acordo com ele, ainda é preciso muito mais. “É necessária uma mudança de comportamento da sociedade, dos políticos e da iniciativa privada por meio de um amplo processo educacional”, explica.

Ainda de acordo com o professor, é necessário, também, “respeitar esse grande manancial de água o qual gratuitamente oferece todos os dias água para milhares de pessoas que vivem na bacia hidrográfica, bem como para milhões de turistas que todos os anos visitam a região. Se todos entendessem a importância que as áreas naturais possuem, estas deveriam ser consideradas áreas sagradas para todo o sempre. A água é um bem crucial para a sobrevivência humana”, reforça.

Dentro do projeto do novo sistema, fica acertado que a concessionária assumirá, também, as 21 ETEs já existentes em Camboriú e que pertencem a loteamentos e condomínios. Conforme a presidente da empresa, Reginalva Mureb, essa conquista é mais do que merecida para a cidade, município que mais cresce em número de habitantes no Estado.

“Estamos extremamente realizados em poder contribuir dessa forma tão significativa com a história da cidade. Esse investimento é um desejo antigo da comunidade e um passo fundamental para o desenvolvimento ainda mais próspero de toda a região”, completa ela.

Compartilhar:

Veja Também

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Camboriú oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Camboriú é responsável pelo abastecimento de água do município de Camboriú, em Santa Catarina.