Notícias
Com mais um investimento em tecnologia, a Águas de Camboriú acaba de padronizar o supervisório – telas de comando que emitem informações sobre o sistema de abastecimento da cidade. Em Santa Catarina, o projeto de trocas iniciou em Camboriú, e deve se estender também para a Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul.
Conforme os técnicos de automação, Cristiano Zamarchi e João Leitão, o supervisório nada mais é do que um sistema de telemetria que faz o controle remoto de níveis de reservatórios e pressões do sistema.
“É um equipamento no qual se pode fazer acionamento e desligamento de bombas e válvulas. O novo supervisório conta com tecnologia Elipse, em que se monitora, controle e analisa os dados de pressão e aciona os sistemas de bombeamento da cidade”, explica João.
Já de acordo com Cristiano, o monitoramento 24 horas foi mantido. “Um dos maiores benefícios dessa nova tecnologia foi trazer mais agilidade e celeridade, com maior precisão e resposta rápida nas ações do dia a dia”, completa.
Para Felipe Bastos, gerente de automação da Aegea, o investimento aconteceu por diversas razões, uma delas foi a necessidade de padronização e harmonização das interfaces de operação. Além disso, a empresa reconheceu a importância da segurança operacional, eficiência energética e a velocidade de aprendizagem dos operadores.
“O novo sistema SCADA foi projetado para lidar diretamente com essas questões, trazendo benefícios significativos em termos de confiabilidade e custo operacional”, comenta. “O novo supervisório distingue-se do antigo de várias maneiras significativas. Além da padronização, este sistema inovador foi projetado para maximizar a eficiência energética e a segurança operacional. Para isso, o sistema foi equipado com tecnologia de ponta para monitoramento, controle e aquisição de dados, permitindo uma visão mais clara e imediata dos processos operacionais”.
Outra característica do novo supervisório é o foco na alta performance visual e consciência situacional, para que os operadores possam compreender rapidamente o status de vários sistemas e componentes. Esses recursos auxiliam na identificação e resolução de problemas, além de permitir que os operadores tomem decisões informadas para melhorar a eficiência e segurança.
Para saber mais sobre a Águas de Camboriú, acesse as redes sociais da empresa pelos endereços www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram: @aguasdecamboriusc