Notícias

Ver notícia

O município de Camboriú está prestes a ganhar um registro inédito de sua memória, cultura e riquezas naturais com o livro Camboriú – A Cidade da Gente. A iniciativa reúne 13 turmas da rede municipal de ensino — cerca de 390 alunos e seus professores — que, ao longo do primeiro semestre letivo, mergulharam na investigação de diferentes aspectos do patrimônio da cidade. Cada turma ficou responsável por um tema, que se transformará em um capítulo da obra.

Nesta etapa, a escritora Sibelia Zanon está transformando o material produzido em uma narrativa final, mantendo a essência e o protagonismo dos alunos. Em seguida, a obra ganhará ilustrações e retornará às escolas para avaliação e possíveis ajustes antes da montagem final e impressão. O lançamento está previsto para novembro.

A ação conta com o apoio da Águas de Camboriú e do Instituto Aegea, que incentivam projetos voltados à valorização da história local e ao protagonismo estudantil, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O projeto é realizado pela Editora Olhares.

“A escrita coletiva de um livro sobre a cidade vai muito além do assunto tratado. Ela estimula o olhar dos estudantes para a cidade, a sensação de pertencimento e o senso crítico. É muito bom perceber que em Camboriú essa oportunidade foi aproveitada ao máximo pelas escolas participantes do projeto”, comenta Otávio Nazareth, coordenador geral do projeto.

Com orientação de seus professores, as turmas foram a campo para conhecer de perto os temas escolhidos e produziram textos originais, preservando o olhar e a sensibilidade de cada estudante. Os gêneros textuais explorados foram variados — poemas, relatos, acrósticos e diários — revelando uma pluralidade de formas literárias e narrativas.

Entre os capítulos, o Rio Camboriú terá lugar de destaque, com cartas escritas pelos alunos da EBM Clotilde Ramos Chaves, orientados pela professora Samanta Rosa Maia. Endereçadas a peixes, capivaras e até ao próprio rio, as mensagens traduzem carinho e consciência ambiental.

Já no campo da cultura imaterial, a Festa do Divino Espírito Santo foi tema dos estudantes da EBM Lucinira Melo, que, sob a coordenação da professora Gisele Diniz e a participação da escritora Teresa dos Santos Silva, produziram acrósticos que celebram a tradição religiosa.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Camboriú.

Ofícios Saiba mais
Ofícios

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO O Serviço consiste na emissão de declaração de viabilidade para instalação de hidrantes, declaração d...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Camboriú oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Licença para execução de obras Saiba mais
Licença para execução de obras

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO  Após receber este documento, o requerente está apto a solicitar a ligação definitiva no atendim...