Notícias

Ver notícia

O quanto a água impacta nossas vidas? Podemos pensar na composição, estados da água e no impacto das mudanças climáticas em nossas vidas. Sem dúvida, a água é um tema abundante, com possibilidades infinitas. A exposição itinerante “Água de A a Z”, que recebe o apoio da Águas de Camboriú, foi planejada para oferecer um recorte criativo e interativo que leva a sociedade a pensar na importância da preservação desse elemento, em suas mais variadas formas.

A solenidade de abertura da exposição será no dia 11 de abril, e a mostra ficará totalmente aberta ao público do dia 12 de abril ao dia 20 de maio na cidade de Camboriú, em Santa Catarina, de forma gratuita. Uma programação cultural paralela, com realização de oficinas conectadas ao tema da água, fará parte desta ação cultural na cidade.

Como o nome sugere, a exposição é guiada por temas em ordem alfabética. Na letra A, de água, haverá uma fonte saudando os visitantes. Na letra Z, de Zona de ação, o visitante será convidado a deixar sua marca em um painel colaborativo, registrando uma ação que pode fazer em seu dia a dia para o cuidado e preservação das águas. O visitante poderá, ainda, fluir pelos temas de outras maneiras, sugeridas pelas cores dos eixos temáticos: Consciência, Cultura, Poder e Fartura das águas.

Como explica Silvia Landa, da Arquiprom, “o visitante pode percorrê-la seguindo a ordem alfabética, seguindo as cores ou mesmo caminhar livremente. Os conteúdos das letras se relacionam, mas elas podem ser vivenciadas de maneira independente”.

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, o incentivo à cultura e educação são pontos essenciais trabalhados pela concessionária. “Nosso objetivo é ir além da prestação do serviço e ajudar na construção de uma comunidade melhor. Por isso, nossos esforços estão voltados, também, para o incentivo de ações de sustentabilidade, ações culturais e que fomentem a educação”, completa ela.

Mais sobre a exposição

Não espere ficar apenas como espectador/a de conteúdos. A exposição Água de A a Z, criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, com o patrocínio da Águas de Camboriú, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, inclui um jogo para convidar todos a entrarem em ação e se tornarem Defensores das Águas.

O jogo lúdico-didático foi idealizado com uma caça ao tesouro em que o objetivo é oferecer um espaço interativo e criativo a todos, especialmente a visitas agendadas de grupos de estudantes. “Na chegada, as turmas de estudantes serão acolhidas e divididas em grupos. Cada grupo vai vivenciar 1 percurso e passar por algumas fases até encontrar 1 artefato. Os artefatos representam diferentes poderes e a união desses poderes confere aos participantes a qualidade de Defensores das Águas”, conta Clara Azevedo, da Tomara!.

A exposição também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação do Meio Ambiente, da Fundação Municipal de Esportes e da Fundação Cultural. “Vamos dar todo apoio, ajudar na divulgação e com certeza levar nossos alunos da rede para mergulhar nesse mundo das águas e da preservação ambiental”, ressalta a secretária de Educação, Maria Alice Pereira.

AGENDA

Exposição Água de A a Z

Solenidade de abertura: 11 de abril

Abertura para o público: de 11 de abril a 20 de maio

Local: Centro de Múltiplo Uso “Alice Testoni Gomes”, Avenida Minas Gerais, 1032-1242 – Bairro Areias, Camboriú (SC)

 

Compartilhar:

Veja Também

Licença para execução de obras Saiba mais
Licença para execução de obras

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO  Após receber este documento, o requerente está apto a solicitar a ligação definitiva no atendim...

Certidão de Viabilidade de água e esgoto Saiba mais
Certidão de Viabilidade de água e esgoto

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO Após receber este documento, o requerente já estará apto à solicitar no atendimento presencial a liga...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.