Notícias

Ver notícia

Um projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação está sendo promovido em uma parceria entre a Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha e Águas de Bombinhas. A oficina virtual Caminhos das Águas vem reunindo profissionais da educação de todas as áreas, das quatro diferentes cidades, para ensinar de forma totalmente gratuita novas técnicas de produção de vídeos: o stop-motion. Já foram realizadas duas sessões da oficina.

O objetivo do curso, conforme explica a bióloga e responsável pelos projetos sociais da concessionária, Raquel Garcia Helm, é de oferecer uma oportunidade para que os professores aprendam uma nova técnica e, de forma lúdica, possam ensinar os estudantes sobre o caminho das águas. Participaram da aula os professores do ensino fundamental 1 e 2 de diferentes escolas municipais, situadas nos quatro municípios onde atuam as concessionárias.

“O vídeo Caminho das Águas retrata a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta”, explica Raquel. “O curta de animação acompanha a curiosidade de dois amigos, o macaco e a capivara, e aborda o ciclo da água com uma perspectiva educativa sobre o seu uso responsável e a preservação do meio ambiente”, completa ela.

O curta de stop-motion ensina didaticamente o ciclo de tratamento das águas e também estimula os estudantes a criar ações de preservação dos recursos naturais. O projeto também disponibiliza gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme a professora de Camboriú, Eliane Evaristo, em um primeiro momento ela achou que a oficina seria muito difícil. “Foi muito interessante, muito proveitoso, penso que se formos aplicar as práticas com os alunos, teremos muita adesão”, comentou.

O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da AEGEA Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, estão sendo contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados.

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Camboriú é responsável pelo abastecimento de água do município de Camboriú, em Santa Catarina.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

O serviço de abastecimento de água realizado pela Águas de Camboriú implica em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.