Notícias

Ver notícia

Uma tecnologia especial de mapeamento do subsolo permitiu aos técnicos da concessionária Águas de Camboriú aprimorar a performance do sistema de abastecimento e intervir com mais precisão para detectar interferências. O georadar ou radar de penetração no solo é um método de aquisição de dados e imagens por meio de ondas de rádio de baixa e alta frequência que detecta anomalias de até 10 metros com boa resolução.

Segundo o gestor operacional da Águas de Camboriú, Henrique Gonçalves Mendes, o georadar acaba de ser aplicado na entrada do sistema de distribuição do município. Foi necessário um dia para estudo em campo e uma semana de estudo em laboratório por uma equipe especializada. “A tecnologia ajuda a encontrar interferências enterradas no solo. A utilização do equipamento em Camboriú se deu pela necessidade de encontrar o local exato e profundidade de uma adutora construída há muitos anos, sem necessidade de escavação”, explica.

O georadar também traz mais rapidez de respostas sem a necessidade imediata de intervenção das vias no momento do estudo. O equipamento é de alta resolução, permitindo interpretar as infraestruturas e obstáculos enterrados no subsolo, o perfil de alteração, contato solo e rocha, nível freático, entre outros dados. Seu alcance médio em profundidade pode chegar a mais de 30 metros.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Licença para execução de obras Saiba mais
Licença para execução de obras

DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E PÚBLICO ALVO  Após receber este documento, o requerente está apto a solicitar a ligação definitiva no atendim...

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.