Notícias

Ver notícia

A Águas de Camboriú e município acabam de firmar o compromisso de universalizar o esgotamento de Camboriú. A cerimônia que oficializou a assinatura do termo de ajuste do contrato foi realizada na última sexta-feira (15) e contou com a presença de autoridades, representantes da Aegea, instituições, agência reguladora ARESC e convidados da comunidade.

O novo sistema de esgotamento de Camboriú conta com o investimento de R$300 milhões no município, incluindo a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de 210l/s atuando por meio do Sistema Terciário de Lodo Granulado Aeróbio. Serão aproximadamente 500 quilômetros de tubulações instaladas nos bairros de Camboriú, coletando os efluentes de residências, comércios e edifícios.

Conforme a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, é fundamental agradecer o envolvimento e a participação de todas as instituições que fizeram parte dos debates sobre o esgotamento ao longo dos anos. “Foram inúmeras reuniões para chegar no ambiente mais adequado e confortável para esta decisão. Hoje estamos aqui para partilhar com a sociedade essa decisão tão importante que é avançar com o esgotamento sanitário de Camboriú”, comenta.

Leandro Marin Ramos da Silva, vice-presidente da Aegea, reforçou que a holding está presente em mais de 500 municípios atendendo mais de 31 milhões de brasileiros, servindo como ferramenta na prestação desse serviço tão importante que é o abastecimento e esgotamento sanitário. “Estamos conscientes de nossa responsabilidade, agora iniciamos um trabalho intenso assumindo esse compromisso em benefício da população”, completa.

O projeto de esgotamento sanitário de Camboriú contará, também, com 31 elevatórias de esgoto, estruturas posicionadas geograficamente em pontos estratégicos no município que bombeiam os efluentes para a ETE. Este é um passo fundamental que deve auxiliar na recuperação do Rio Camboriú, conforme ressalta o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, o professor Paulo Swingel.

“Esta foi uma luta de longa data, foram oito anos de trabalho para chegar nesse momento, nesse dia tão importante. O rio Camboriú é um dos mais poluídos do planeta e o saneamento básico é fundamental para que ele se encontre em melhores condições. Camboriú e Balneário Camboriú devem trabalhar juntas nesse sentido”, opinou o professor.

Para concluir os pronunciamentos, o prefeito Elcio ressaltou o desenvolvimento de Camboriú e seu destaque no estado, lembrando que o município alcançou o patamar de 3ª maior economia da Amfri e uma das cinco melhores em gestão econômica de Santa Catarina.

“Só temos que agradecer a todas as pessoas que passaram por Camboriú com o único objetivo de trazer o melhor o oferecer o melhor para a cidade. Despontamos no cenário econômico e de gestão e hoje, atuamos com capacidade de investimento e acreditando que, com um passo de cada vez, se constrói uma Camboriú modelo para Santa Catarina”, conclui ele.

Também estiveram presentes compondo a mesa de autoridades o representante da Alesc, deputado estadual Carlos Humberto, a presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) representando o governo do Estado, Sheila Meirelles, o vereador Márcio Pereira representante da Câmara de Vereadores de Camboriú, o secretário de gabinete e diretor da EMASA, Julimar Rogério Dagostim, representando o prefeito de Balneário Camboriú, a diretora executiva da Águas de Camboriú, Maraísa Mendonça, e o presidente da Câmara de Balneário Camboriú, David La Barrica.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Camboriú oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.