Notícias
Brinquedos infláveis para as crianças, distribuição de árvores nativas, corte de cabelo, atendimento médico, grafitagem, massagem e apresentações culturais foram apenas algumas das atividades desenvolvidas durante a 3ª edição do Prospera, iniciativa encabeçada pela Águas de Camboriú e Instituto Aegea. Mais de 1.100 moradores passaram pelo evento, que reuniu aproximadamente 100 voluntários (sendo 42 da concessionária) no CAIC Jovem Ailor Lotério, bairro Monte Alegre.
Com o objetivo de oferecer entretenimento e apresentar serviços à comunidade, o Prospera reuniu empresas, instituições e entidades da cidade e do Núcleo Social para promover o voluntariado. A voluntária Adriana Garcia dos Santos passou o dia no evento auxiliando a instituição Rio Allegro na distribuição de pão de queijos para famílias e crianças. “É a segunda vez que eu participo e, se Deus quiser, quero participar de muitos outros ainda. O que nos motiva em vir é saber que alguém vai sair feliz, que vai ficar melhor, acho que isso é mais importante”, comenta ela.
No pátio central da escola as famílias também puderam desfrutar de pipoca e algodão doce, produzidos pelos voluntários da concessionária, entre apresentações de dança, capoeira e aula de zumba. Já no ginásio, as crianças se divertiram nos brinquedos. A moradora do bairro, Cláudia Trindade da Silva, trouxe o filho de 10 anos para o evento. “Ano passado eu já vim e pra mim é bom, né? Porque é um divertimento que eles têm no fim de semana” comenta ela. A atividade favorita do filho foi o pula-pula. “Vou pra casa almoçar e volto de tarde”, completa ela.
O Corpo de Bombeiros Militar também esteve presente no evento, fazendo fotos e exibindo os equipamentos para as crianças, assim como a Polícia Militar que apresentou os materiais do projeto Proerd. A soldado Keila Sodré da Silva lembra que a PM está sempre participando do Prospera e é um momento importante “para trazer conscientização para a população, a gente sabe que é um evento que acaba trazendo bastante crianças. Então é uma oportunidade para apresentar o trabalho que a Polícia Militar exerce, que vai além da patrulha na rua, mas também nos programas preventivos como a Rede Catarina de Proteção à Mulher”, comenta.
Trabalhadores da Águas de Camboriú abraçaram a causa e dedicaram seu dia para auxiliar no evento. Foi o caso do Jovem Aprendiz Victor Melo Bellini, que trabalha na empresa há cerca de nove meses e participa pela primeira vez como voluntário. “É uma experiência incrível, sempre bom a gente estar podendo ajudar as outras pessoas. Até porque esse é o nosso trabalho, o cuidado com o saneamento e com a saúde das pessoas”, afirma o jovem.
A presidente da empresa, Reginalva Mureb, celebrou a consolidação do Prospera e o engajamento de voluntários e da comunidade. “Quando dedicamos nosso tempo e nossas habilidades a uma causa, estamos investindo em algo maior que nós mesmos. Não se trata apenas de dar, mas também de receber: experiências, aprendizados, novas amizades e a sensação de propósito” finaliza ela.
Durante o evento também estiveram presentes a Fundação Cultural de Camboriú, APDF, Sicred, Projeto Alimentar, Projeto ZOE, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Start03, Fucam, Casa da Música, Rotary e Batalhão Águia Projeto ADAD.