Notícias

Ver notícia

Os óculos de visão tridimensional, que fazem parte de um novo projeto de inteligência artificial da Águas de Camboriú, acabam de ser inaugurados pela empresa. Os equipamentos poderão ser utilizados por estudantes, comunidade em geral e profissionais que visitam a unidade, e têm o objetivo de exibir os mapas e estruturas da concessionária por meio de um passeio 3D – um tour pelas instalações da empresa, sem precisar sair do lugar.

A inovação faz parte da metodologia Building Information Modeling (BIM), implantada em todo o sistema de abastecimento de Camboriú. Um dos principais objetivos desse método, que é inédito na cidade, é de alinhar estratégias entre negócios e operações da empresa. As outras concessionárias do grupo da Regional SC também estão instalando o novo sistema, como a Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul.

Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Regional SC, é um dos profissionais responsáveis pela instalação do sistema em Santa Catarina. Para ele, o uso dos óculos de visão tridimensional é um passo inovador para as concessionárias.  “Além disso, temos o privilégio de apresentar essa tecnologia para diferentes pessoas, muitas delas talvez nunca tenham visto um equipamento como este antes. Imagine a alegria de estudantes, por exemplo, de poder conhecer nossas estruturas com a auxílio da visão em terceira dimensão”, completa ele.

O que é tecnologia BIM

O BIM nada mais é do que um sistema inteligente de gestão de ativos que consegue abranger qualquer tipo de decisão dentro de uma construção: desde as etapas de planejamento de obras, concepção, análise, documentação, fabricação, acompanhamento, operação e manutenção, por exemplo.

Em outras palavras, o BIM permite com que se crie digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção, indo desde a sua concepção, passando pelo projeto e execução até chegar na operação e manutenção da mesma. Com o BIM é possível realizar a construção virtual completa de uma edificação, reunindo de forma inteligente e integrada todas as informações utilizadas ao longo do ciclo de vida daquela construção.

Este projeto vai ao encontro com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de promover a evolução da sociedade e desenvolvimento mundial sustentável. O Objetivo nº 9, por exemplo, visa a promoção da indústria, inovação e infraestrutura. Ou seja, além da promoção e inclusão da tecnologia em seus projetos, a Águas de Camboriú também fomenta a inovação.

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Camboriú e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Documentos Saiba mais
Documentos

Tenha acesso aos relatórios e documentos de interesse público da Águas de Camboriú.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.